domingo, 14 de agosto de 2011

DEPILAÇÃO A LASER



Todos os pacientes que realizam qualquer método de epilação poderiam ser candidatos ao tratamento de epilação a Laser, mas principalmente a aqueles com irritação de pele, pêlos encravados, manchas e queimaduras. Pode ser realizada a remoção de pêlos indesejados em qualquer parte do corpo.  É contra-indicado na gestação.

O conceito básico do laser se baseia na emissão de uma onda de energia preparada de forma que ela atinja um alvo específico. No caso da do laser para remoção de pêlos o alvo é a melanina encontrada no pêlo e no 1/3 superior do epitélio folicular. A energia emitida é absorvida pelo pigmento localizado próxima à raiz do pêlo, numa fração de segundos, tempo suficiente para destruir a raiz, impedindo-a de voltar a crescer.


Existem diversos tipos de laser, porém o laser de diodo mostrou-se o mais eficiente na remoção de pêlos em longo prazo. Como o laser de diodo utiliza a melanina como pigmento-alvo, esse tipo de tratamento não é resolutivo no caso de pêlos brancos.

Os pêlos crescem em ciclos repetitivos e cada folículo piloso tem um ritmo de crescimento independente de outros folículos. De forma genérica, os ciclos da face, axila e virilha são mais curtos que o de pernas e dorso. Como nem sempre os pêlos estão na fase desejada (anágena), são necessárias algumas sessões para se atingir um resultado significativo.


A diferença já pode ser observada nas primeiras aplicações, variando de acordo com o tipo de pêlo, de pele e da região tratada. Os melhores resultados são obtidos em peles claras e pêlos escuros e grossos.
O bronzeamento da pele diminui a eficácia do tratamento, dependendo do aparelho utilizado. Da mesma forma, pêlos loiros e ruivos por conter uma menor quantidade de melanina, também não respondem bem ao tratamento, necessitando de um maior número de sessões.

São relevantes para qualquer tratamento a laser, histórias pregressas de herpes simples, distúrbios hormonais, quelóide, vitiligo, psoríase e líquen plano; bem como o uso de corticóides, ácidos e isotretinoína (roacutan) recentes.

Recomendamos aos pacientes que evitem o sol e usem fotoproteção diária, durante todo o tratamento. Todos os pacientes devem também evitar uso de métodos depilatórios de tração como cera, pinça e eletrólise por pelo menos 3-5 semanas antes. Está liberada a raspagem com lâmina e uso de cremes depilatórios. No dia do tratamento ou dia anterior, depilar com gilete a área que se deseja aplicar.  Imediatamente após o tratamento a pele pode ficar pouco avermelhada, o que costuma regredir em poucas horas. Os pêlos podem não cair imediatamente. Eles começam a cair gradativamente em cerca de 5 a 10 dias. Podem se formar "casquinhas superficiais" que não devem ser arrancadas para que não fique cicatriz ou manchas.

Se feito de forma correta, é possível conseguir uma redução de mais de 90% dos pêlos durante o tratamento com cerca de seis sessões realizadas dentro de um intervalo de 1 a 2 meses.



 O tratamento a laser pode causar um pequeno desconforto. Como certas áreas do corpo são mais sensíveis do que outras, algumas vezes, são aconselháveis o uso de cremes anestésicos. A sensação difere de paciente para paciente e de acordo com sua sensibilidade. Normalmente técnicas de resfriamento local e pomadas anestésicas são eficazes

Considerando-se que a paciente necessita de poucas sessões e que os resultados são a médio e longo prazo, a depilação a laser representa o melhor custo-beneficio.




A PARTIR DO MÊS DE SETEMBRO, O ESPAÇO MÉDICO INTEGRADO COMEÇARÁ A OFERECER O TRATAMENTO DE DEPILAÇÃO A LASER. MARQUE SUA AVALIAÇÃO!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário