sexta-feira, 8 de junho de 2012

ENTENDA O DIABETES

O Diabetes Mellitus, comumente chamado apenas por diabetes, é uma alteração metabólica em que o indivíduo apresenta níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue, situação chamada de hiperglicemia. Ocorre devido à deficiência absoluta ou relativa de insulina no organismo, associada a outras alterações.
Ao ingerir alimentos que contêm glicose, a taxa de açúcar no sangue se eleva. Isso faz com que o pâncreas seja estimulado para produzir insulina, o hormônio controlador do nível de glicose no sangue (sérica). A insulina permite que a glicose sérica seja transportada para o interior das células, de modo que essas produzam energia ou armazenem glicose até ser necessário utilizá-la. Toda vez que a produção de insulina é insuficiente, ou que os tecidos apresentam resistência a ela, as células não conseguem absorvê-la, ocorrendo um aumento da glicose no sangue – a hiperglicemia.
Existem dois tipos de diabetes:
· Pacientes com o tipo 1 apresentam deficiência absoluta de insulina. O organismo é incapaz de produzi-la, pois existe uma destruição autoimune (provocada pelo próprio organismo) das células do pâncreas. Diabetes tipo 1 ocorre principalmente na infância e na adolescência, mas pode aparecer em adultos. Com frequência, os pacientes com diabetes tipo 1 apresentam outros casos na família e este grupo representa de 5% a 15% dos diabéticos. O tratamento é feito necessariamente com insulina.
· O outro é o diabetes tipo 2. Os pacientes desse grupo apresentam a resistência à insulina somada a uma deficiência em produzir o hormônio. De 85% a 95% das pessoas diabéticas têm o tipo 2, que afeta indivíduos geralmente acima de 40 anos e que estão acima do peso. A doença se inicia lentamente, progredindo em silêncio e os indivíduos podem se tratar com remédio via oral ou com insulina. Nesse caso, assim como no primeiro, com frequência há casos da doença na família.
Diabetes é uma palavra que veio do grego e significa “pessoa que urina muito”. Existem, no mundo, cerca de 285 milhões de pessoas com o diabetes, e esse é um dos mais graves problemas de saúde pública. Suas consequências são diversas, entre elas a cegueira, doenças no coração e no cérebro.
FONTE
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Tudo Sobre Diabetes.
Disponível em: http://www.diabetes.org.br/tudo-sobre-diabetes
Associação Diabetes Brasil. O Que é Diabetes.
Disponível em: http://www.adj.org.br/site/internas.asp?area=9933&id=543
Dia Mundial do Diabetes.
Disponível em: www.diamundialdodiabetes.org.br
Ministério da Saúde. Indicadores e Dados Básicos, IDB 2009.
Indicadores de fatores de risco e de proteção.
Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabnet.exe?idb2009/g01.def

Dra. Daniela Fernandes
Endocrinologia e Metabologia
CRM:5266818-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário